domingo, 2 de dezembro de 2007

Adição Mágica

Faz circular pela audiência um bloco de apontamentos e umaesferográfica e solicita a um espectador que escreva um número de trêsalgarismos. Um outro espectador escreve outro número de trêsalgarismos por debaixo do primeiro, um terceiro espectador escreveoutro número de três algarismos por debaixo dos outros dois e, porúltimo, um quarto espectador escreve outro número de três algarismos.O bloco é entregue a um quinto espectador a quem se solicita queproceda à adição dos números e escreva o total num pequeno cartaz.
Entretanto, o mágico não viu o que foi escrito. Encontra-se no ladooposto da sala, e pega noutro cartaz.
O mágico solicita ao espectador que fez a soma que se concentre noprimeiro algarismo do total, simula concentrar-se para ler opensamento do espectador e escreve o primeiro algarismo do total noseu cartaz. Isto repete-se para os restantes algarismos do total. Nofinal ambos os cartazes são apresentados ao público e.... osresultados são iguais!!!
Para um efeito ainda mais surpreendente, o mágico pode escrever no seucartaz o resultado final antes de por o bloco a circular pelosespectadores. Tapa o seu cartaz com um pano e, no final, revela os dois cartazes.
Preparação do truque: Como é possível o mágico saber a priori oresultado final? "Não tem nada que saber", o bloco realiza o truque,apesar da sua aparência inocente.
Deve-se utilizar um bloco com cerca de 10 cm x 8 cm, com a junçãoarticulada (argolas) e, na primeira página, forme uma soma de 4números de três algarismos (ver fig.)
Estes números deverão ser escritos com uma caligrafia diferente parasimular terem sido escritos por pessoas diferentes. Faça a soma eMEMORIZE o resultado.NÃO ESCREVA O TOTAL.
1ª página do bloco
Vire o bloco, abra-o como se fosse a primeira página e coloque quatroponto em coluna e uma linha horizontal por baixo para indicar aosespectadores onde deverão colocar os números.última página do bloco.

Pesquisa realizada por Mara Ferreira e Rita Abreu, turma 9ºC

Nenhum comentário: